Um carro em estado de abandono foi removido da via pública durante operação de fiscalização de trânsito realizada no dia 24 de julho de 2025, em Unaí, no Noroeste de Minas Gerais. A ação teve como foco a identificação de automóveis abandonados, conforme determina a legislação de trânsito vigente.
O carro, um VW/Gol 1000i de cor vermelha estava estacionado à Rua Prefeito João Costa, bairro Barroca, sem condições de locomoção e visivelmente deteriorado. De acordo com os policiais, o estado do veículo oferecia risco à saúde pública, à segurança e ao meio ambiente.
Segundo o artigo 279-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), veículos abandonados ou sinistrados podem ser removidos ao pátio credenciado mesmo na ausência de infração de trânsito, desde que constatada a situação de abandono, conforme regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
O proprietário do automóvel, foi notificado previamente no dia 10 de julho. Ele se comprometeu a retirar o veículo, o que não ocorreu até a data da operação.
O automóvel foi removido pelo serviço de guincho e encaminhado ao pátio credenciado pela Polícia Civil.
A operação integra uma série de ações voltadas à melhoria da mobilidade urbana, segurança viária e preservação do espaço público em Unaí.
Redação Conexão Noroeste