Na cidade, a campanha de vacinação contra a raiva começa no dia 7 de agosto (se estendendo até 13 de setembro) e na zona rural, o início é no dia 4 de agosto (vai até 30 de setembro). Ver escala (com região, local, dia e horário de vacinação) no fim da matéria.
Devem ser vacinados cães e gatos a partir de três meses de idade, se estiver saudável. Fêmeas gestantes e amamentando também devem ser vacinadas.
A vacinação contra a raiva é anual e o tutor (ou tutora) deve levar o cartão de vacina do peti, se tiver. Ele ou ela deve ser maior de 18 anos e, no ato, deve apresentar documento oficial com foto.
A contenção e segurança do animal é responsabilidade do tutor. Cães devem estar com guia e focinheira. E gatos devem estar em caixa de transporte.
Na vacinação deste ano, estarão envolvidos 01 médico veterinário responsável técnico pela campanha, 01 técnica em Zoonoses e 7 equipes compostas por Agentes de Combate a Endemias (ACEs), atuando na Zona Rural e Urbana de Unaí. Cada equipe contando entre 3 e 6 pessoas, variando de acordo com o dia e local de vacinação.
De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses, 8.000 doses de vacinas estarão disponíveis neste ano. Em 2024, foram vacinados no município 6.385 petis (5.701 cães e 684 gatos).
Em todo o ano de 2024, nenhum caso de raiva canina ou felina foi confirmado no município de Unaí.
Lembrando que a vacinação antirrábica canina e felina é obrigatória no Brasil e sua repetição é anual.
A raiva é uma doença que não tem cura.
Obs.: O vacimóvel acompanhará as equipes, atualizando os cartões de vacinação humana em todos os locais onde haverá a vacinação antirrábica.
Confira abaixo o cronograma com local, dia e horário da vacinação na cidade e na zona rural:
https://www.prefeituraunai.mg.gov.br/pmu2/index.php/secretarias/noticias/46-saude/2256-vacinacao-antirrabica-para-caes-e-gatos-em-agosto-e-setembro-na-cidade-e-na-zona-rural.html