Cerca de 3.000 pessoas envolvidas, 80 carretas e dezenas de carros modificados (gaiolas), motos “reduzidas”, UTVs (veículos utilitários multitarefas) chegam a Unaí, no domingo (27/7), para a segunda etapa do maior rally das Américas. A largada do Rally dos Sertões é na cidade de Goiânia, sábado (26/7), com a primeira parada em Unaí. Depois, a competição passa por Januária (MG), Bom Jesus da Lapa (BA), Xique-Xique (BA), Petrolina (PE), Delmiro Gouveia (AL) e, finalmente, depois de 3.482 km e cinco estados percorridos, o rally chega ao seu ponto final na praia do Francês, em Marechal Deodoro (AL), no dia 3 de agosto.
A previsão dos organizadores é de que (após percorrer os primeiros quilômetros de curvas sinuosas, de trechos cheios de pedras, de poeira e de erosões desta parte do cerrado) os veículos do rally comecem a entrar em Unaí, no domingo, por volta do meio-dia.

A expectativa é de que até as 15h todos já tenham entrado na cidade, depois de atravessar a BR-251 (sentido Brasília – Unaí), subido a rua Herculano Oliveira e Silva (que passa em frente a igreja matriz) e seguido pela avenida Governador Valadares até a praça São Cristóvão, onde será instalado o pórtico de chegada da primeira (Goiânia – Unaí) das oito etapas da competição.
Na praça São Cristóvão, haverá a recepção oficial dos pilotos, com estrutura patrocinada, com som, fotos, um grande movimento. Veículos darão a volta na praça, retornarão pela avenida Governador Valadares e farão o caminho inverso até o aeroporto. Quem quiser acompanhar o deslocamento dos veículos, que não ultrapassarão os 30 km dentro da cidade, poderá aguardar em algum ponto do percurso.
O aeroporto de Unaí é o destino final dos veículos, ponto de apoio onde as carretas das equipes aguardam para os ajustes técnicos, pois na segunda (28/7), às 9h, os carros largam para a Etapa 2 do rally, que termina na cidade de Januária, no Norte de Minas.
Interação pública com pilotos e equipes técnicas
No aeroporto, o público unaiense terá a oportunidade de conhecer de perto as máquinas, os pilotos e as equipes de técnicos e mecânicos que estarão em 80 carretas-box. O espaço estará aberto no domingo para interação direta do público com os participantes do rally.
Para receber o público, será montada uma estrutura com praça de alimentação e até brinquedos infláveis para a garotada. De acordo com os protocolos da organização do rally, os portões do aeroporto devem ser fechados às 23h. No outro dia, veículos e pilotos devem estar prontos para a relargada do rally, às 9h.
Portanto, quem não quiser (ou não puder) ir ao aeroporto, na tarde de domingo, pode conferir a passagem dos veículos pela avenida Governador Valadares (da praça da matriz até a praça São Cristóvão – ida e volta), entre 12h e 15h.
Hotéis 100% ocupados e “giro” na economia
Para o fim de semana de passagem do rally por Unaí, as vagas dos principais hotéis da cidade foram rapidamente ocupadas, reservadas três meses antes pelo staff do Rally dos Sertões, patrocinadores e promotores, veículos de comunicação e as diversas assessorias.
A expectativa é de que, além de hotéis, o rally movimente restaurantes, padarias, postos de combustíveis, supermercados, farmácias, enfim, movimente grande parte da rede comercial.
Fonte: prefeituraunai.mg.gov.br
