Na tarde deste domingo (21), por volta das 12h, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais foi acionado para atender a uma ocorrência de incêndio em vegetação, em área predominantemente de cerrado, considerada reserva legal.
Ao chegar ao local, as equipes depararam-se com diversos focos de fogo espalhados em dois pastos distintos, além da faixa de cerrado que os separava. Os trabalhos de combate tiveram início imediato, enfrentando dificuldades devido às condições climáticas, especialmente a forte radiação solar. Após intenso empenho, os focos foram controlados. A área queimada foi estimada em mais de 100 hectares.
Na sequência, os militares deslocaram-se para outra ocorrência de incêndio em vegetação, desta vez às margens da rodovia que dá acesso ao bairro Mamoeiro, também em Unaí. O fogo já se alastrava por um pasto que se estendia até o bairro Bela Serra. Toda a linha de incêndio foi combatida, apesar de tentativas desordenadas da população de utilizar fogo contra fogo, o que contribuiu para a ampliação das chamas.
O bairro Mamoeiro foi integralmente protegido das chamas, permanecendo apenas uma linha de fogo em avanço em direção ao bairro Bela Serra. Por conta do terreno irregular, com presença de tocas de animais e grotas que ofereciam risco às equipes no período noturno, a operação foi encerrada por volta das 21h45, restando apenas pontos isolados de fogo, já controlados e monitorados.
O Corpo de Bombeiros reforça a importância de que a população não utilize técnicas de combate sem orientação, como o fogo contra fogo, por representar alto risco de propagação descontrolada.
Fonte: Segunda Companhia de Bombeiros de Unaí.
