“Vai ser a maior obra da história de Unaí, nos seus 81 anos”. O prefeito Thiago Martins fez o enunciado durante entrevista a uma emissora de rádio da cidade, na segunda, 8/9. Ele fazia referência à obra do Anel Viário, que vai ligar a BR-251 (saída Brasília, proximidades do loteamento Haras Carimans) à MG-188 (próximo ao trevo de saída Arinos/Buritis, margeando os loteamentos Curva do Rio e Reserva do Rio Preto). O edital de Concorrência Eletrônica 004/2025, que vai selecionar a empresa construtora especializada, foi lançado na quinta-feira (4/9), e o pregão está previsto para 8 de outubro.
Concluído, o anel viário vai retirar o trânsito pesado de carretas que são obrigadas a passar por dentro da cidade (principalmente entre a praça da matriz e a ponte do rio Preto). Para fazer frente à construção, o Município fez um financiamento de R$ 25 milhões no Banco do Brasil. “A gestão municipal prestou todas as contas e conseguimos as certidões negativas necessárias. Unaí saiu da capacidade de pagamento B para A”, justificou o prefeito Thiago. “Serão 25 milhões a serem executados, licitados de uma só vez. A maior obra da história do município de Unaí, nos seus 81 anos”.
Objeto da licitação
A concorrência pública eletrônica visa contratar uma empresa especializada para execução de obras de pavimentação asfáltica em CBUQ (concreto betuminoso usado a quente); implantação de sistema de drenagem pluvial (da água da chuva) com galerias, bocas de lobo, poços de visita e dispositivos de captação; sinalização viária horizontal e vertical; construção de ciclovia pavimentada, separada do trânsito motorizado; e execução de calçadas acessíveis, com rampas de acesso. O anel viário tem extensão aproximada de 4,30 km e largura média de 12 metros. Como o acesso precisa cortar o rio Preto, uma ponte de R$ 7 milhões já foi construída sobre o curso da água.
Na justificativa do projeto, consta que o município apresenta elevado fluxo de veículos pesados, sobretudo carretas ligadas ao agronegócio, o que demanda infraestrutura robusta e duradoura.
Entre as principais metas a serem alcançadas com a construção do anel viário, consta garantir fluidez e segurança ao tráfego urbano e de cargas; reduzir custos futuros de manutenção viária; ampliar a mobilidade ativa e acessível (pedestres e ciclistas); e contribuir para o desenvolvimento urbano e sustentável de Unaí.
Confira edital com informações sobre a concorrência pública (004/2025) no link abaixo:
https://www.prefeituraunai.mg.gov.br/pmu2/index.php/transparencia-da-gestao-fiscal/category/263-concorrencia-eletronica.html

Imagem de satélite, com “traçado” (EM VERMELHO) da área sobre a qual será construído o anel viário, obra que vai “desafogar” o trânsito
pesado da praça da matriz (descendo em direção a rotatória de saída para Brasília – BR-251) até o trevo de acesso a Arinos/Buritis
(via MG-188, acesso Mamoeiro, Terra Nova, Água Branca, Alvorada, Industrial, e outros)
Fonte: PMU