O desfile comemorativo da Independência do Brasil (203 anos) ocorrerá mais uma vez na tradicional “passarela” da avenida Governador Valadares, com o palanque das autoridades armado nas imediações da Escola Estadual Domingos Pinto. A concentração dos participantes será às 7h, na praça Getúlio Vargas (da igreja matriz), de onde os blocos iniciam seu desfile por volta das 7h30. Os grupos se dispersam após a passagem pelo palanque.
Neste ano, quatro blocos desfilarão pela avenida: no bloco de abertura, desfilam a Banda Municipal, o 28º Batalhão da Polícia Militar, a 16ª Região de Polícia Militar, o 2º Pelotão de Polícia Militar de Meio Ambiente, a 16ª Cia. de Polícia Militar Rodoviária, o Corpo de Bombeiros Militar, a Polícia Civil, a Polícia Penal (agentes do Presídio e da Penitenciária Agostinho de Oliveira Júnior), o Sistema Socioeducativo, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Guarda-Mirim de Paracatu (com a fanfarra).
No 1º bloco, as escolas mostram sua força, impulsionadas pelas respectivas fanfarras: a Educação Infantil, a Escola Municipal Eva Maria Vieira (Palmeirinha), a Teodoro Campos (Garapuava), a Padre José de Anchieta (PA Curral do Fogo), a Adélia Rodrigues Marques (Chapada do Catingueiro) e a Nossa Senhora de Fátima (Ruralminas).
No 2º bloco, apresentam-se a Fanfarra de Paracatu, a Escola Montessoriana (Divineia), a Jovelmira Jacinto Vasconcelos (Primavera), a Glória Moreira (Canabrava), a Educação de Jovens e Adultos (EJA), a Tomaz Pinto da Silva (Mamoeiro) e a Euclides da Cunha (Boa Vista).
No 3º e último bloco, participações da Escola Municipal Israel Pinheiro (Canaã) e da Estadual Dom Eliseu (Cachoeira), que vêm puxando órgãos públicos e entidades como a Ordem Demolay, a Faculdade Facisa, a Saúde Mental, a Uniube, os servidores da Secretaria Municipal de Educação. E, para finalizar em grande estilo, o já tradicional “Fanfarrão”, encontro de todas as fanfarras para um show à parte.
Organização e desenvolvimento
O evento é resultado do esforço de servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) que ainda no mês de abril iniciaram as primeiras reuniões, ações e atividades que foram desenvolvidas durante todo este período e que culminarão no desfile de 7 de Setembro.
Para alcançar os objetivos, a Semed contou (e conta) com o apoio de todas as Secretarias Municipais e parceiros, que estão ajudando na organização, na promoção e na execução do evento (do início ao fim).
De acordo com o projeto desenvolvido pela Semed, “o desfile de 7 de Setembro tem o objetivo de fortalecer os valores cívicos, a identidade nacional e o sentimento de pertencimento à comunidade unaiense”.
O tema proposto para este ano (“Unaí: um povo que cuida, acolhe, inspira e transforma”) motivou o desenvolvimento de atividades nas escolas, como rodas de conversa, exibição de vídeos e leituras de textos sobre cidadania, solidariedade e a história de Unaí.
O desfile no domingo será o resultado integrado de toda essa movimentação.
Fonte: PMU