O desfile de 7 de Setembro levou centenas de pessoas à avenida Governador Valadares, na manhã do domingo de feriado cívico. Moradores da cidade e da zona rural foram conferir o que as forças de segurança, escolas, faculdades, entidades e órgãos públicos tinham a apresentar. Apresentaram e fizeram bonito. O sol forte, o calor e o ar seco de setembro não desanimaram quem desfilou e nem quem saiu de casa para assistir ao desfile, que terminou pouco depois das 11h.
O espaço foi todo preparado para receber o público: pontos de distribuição de água do Saae, banheiros químicos, palco com tenda para as pessoas com deficiência, ambulância de plantão com equipe de saúde para socorrer que necessitasse, enfim, foi tudo pensado para dar boa acolhida, proteção e segurança para os espectadores.
O dispositivo de autoridades contou com a presença dos anfitriões prefeito Thiago Martins e secretária de Educação, Gabriella Caetano, que receberam autoridades civis e militares para o evento. Um representante da Igreja Católica e outra do segmento evangélico deram o tom “espiritual” às celebrações dos 203 anos de Independência do Brasil.

Durante a abertura oficial, o prefeito Thiago Martins disse ter certeza de que o desfile seria “um marco histórico para Unaí”. “Hoje é um dia de alegria, pois eu tenho certeza de que as nossas crianças, os nossos estudantes vão fazer bonito nesta avenida, simbolizando a união, o civismo e, acima de tudo, o orgulho de sermos brasileiros”, afirmou. Quem desfilou, o fez com entusiasmo e confirmou a expectativa do prefeito.
A secretária Gabriella Caetano, a tia Gabi, também fez menção especial aos estudantes que participariam do desfile: “vocês são a verdadeira força que move a educação e que sustenta os ideais de independência e cidadania. Que [este evento] seja não apenas a demonstração de civismo, mas também um convite à reflexão: que país queremos construir?”.
Representando a Câmara Municipal, a vereadora-presidente Dorinha Melgaço parabenizou a Secretaria de Educação pela organização da parada cívica, e disse que a educação leva à democracia, e esta leva à liberdade, sentimento tão vinculado ao sentido da independência celebrada.
“Que tenhamos a liberdade no resto do ano e todos os dias”, clamou a vereadora-presidente (no ato, auxiliada por uma assessora, já que em razão de tratamento de saúde encontra-se com a voz comprometida).
Depois da abertura oficial, a avenida Governador Valadares, trecho da praça Getúlio Vargas (da matriz) até a Escola Domingos Pinto, transformou-se numa grande passarela de valorização dos símbolos da pátria e do município. A Banda Municipal Lira Capim Branco abriu o desfile, puxando os demais blocos que desfilariam pelas próximas três horas.
Clique no link abaixo e confira as fotos https://www.prefeituraunai.mg.gov.br/pmu2/index.php/secretarias/noticias/37-educacao/2295-dia-da-independencia-pmu-e-parceiros-fazem-bonito-na-avenida.html