O prefeito Thiago Martins e uma comitiva de prefeitos da Associação dos Municípios do Noroeste Mineiro (Amnor) – e até de prefeitos do Alto Paranaíba, solidários à causa – se reuniram em Belo Horizonte, nessa segunda-feira (26), com o vice-governador, Mateus Simões, e com o secretário de Governo de Minas, Marcelo Aro, para pleitear mais rapidez na aprovação do projeto e na assinatura do convênio que resultará na construção do Hospital Regional do Noroeste, em Unaí.
“Foi um momento muito importante de diálogo, de alinhamento, num trabalho conjunto de articulação muito importante”, avaliou o prefeito Thiago Martins. “O objetivo de todos (nessa reunião) era um só: destravar a construção do Hospital Regional”.
O prefeito de Unaí observou que parte da documentação está com o Estado, e que a obra é muito importante para o futuro da região. “Tudo o que cabia ao município de Unaí fazer já foi feito”, afirmou Thiago.
O projeto está agora no departamento de Engenharia (de órgão do Governo do Estado), aguardando aprovação e, posteriormente, a assinatura do convênio. O convênio é que permitirá o repasse de R$ 40 milhões para Unaí usar em parte da construção do Hospital Regional. Segundo o prefeito Thiago, “sem o convênio, não existe recurso na conta da Prefeitura”.
Vale lembrar que Unaí tem apenas o Hospital Municipal, que foi construído há quase 40 anos e atende a população local e de mais 11 municípios da região como se fosse um hospital regional.
O HMU não possui estrutura para atender satisfatoriamente a demanda de toda a região, que cresceu muito nos últimos anos. E o Hospital Municipal de Unaí absorve parte significativa dos recursos próprios do município, para fazer frente à grande demanda da região Noroeste.
Fonte: ASCOM-PMU

