As chuvas intensas registradas na última semana em Unaí provocaram danos significativos à infraestrutura urbana e rural do município, além de transtornos à população e prejuízos ao meio ambiente. Diante do cenário, o prefeito Thiago Martins decretou, neste domingo (25), situação de emergência por um período de 180 dias.
O Decreto nº 9.178 estabelece que a Defesa Civil, em conjunto com os demais órgãos municipais, atuará nas ações de resposta aos danos causados pelas chuvas, bem como na reabilitação das áreas afetadas e na reconstrução da infraestrutura comprometida.
Entre as medidas previstas no decreto está a dispensa de licitação para aquisição de bens e contratação de serviços necessários ao atendimento da situação emergencial. O documento também autoriza a dispensa de parcelas de obras e serviços que possam ser concluídos no prazo máximo de um ano, contado a partir da data da ocorrência da emergência, vedadas a recontratação de empresas e a prorrogação de contratos.
Prejuízos na zona rural
A força das enxurradas causou a danificação e destruição de diversas pontes, principalmente na zona rural do município. A Secretaria Municipal de Agricultura e Serviços Rurais realizou levantamentos e identificou prejuízos em várias regiões.
Alguns dos locais afetados incluem as regiões do Inhumas, acesso ao Boqueirão pelo Rabo Fino, Taquaril, Chapada de Cristalina, região da Penitenciária, Curral da Porteira, Boqueirãozinho, Pico (acesso a Boqueirão e Natalândia), Gentil, Serra da Cangalha e Riacho das Pedras, entre outras.
A Prefeitura segue monitorando a situação e se organizando para consertar o que foi danificado e reconstruir o que foi destruído.
Fonte: ASCOM-PMU




