Na última quarta-feira (24/09), um casal de Formoso, Noroeste de Minas foi vítima de um golpe de estelionato virtual do falso advogado que resultou em um prejuízo de R$ 89.414,00.
De acordo com o boletim de ocorrência, a golpista possuía informações privilegiadas sobre um processo cível em que a vítima teria direito a receber uma indenização de R$ 12.208,75. Apresentando-se como advogada e utilizando um número com DDD 51, a estelionatária conduziu todas as negociações diretamente com as vítimas.
A criminosa convenceu o casal a realizar diversas transferências bancárias, alegando que os pagamentos eram necessários para a liberação de um precatório referente à indenização. As operações foram realizadas por meio de um banco localizado em Formosa (GO).
As vítimas afirmaram que, além do CNPJ informado pela autora, também foram feitas transferências para chaves aleatórias de Pix. Elas entregaram às autoridades conversas e comprovantes das transações, solicitando urgência no bloqueio das contas utilizadas pela estelionatária. A Polícia Civil investiga o caso.
Como o golpe funciona
O golpe do falso advogado é uma fraude em que criminosos acessam processos judiciais, entram em contato com as partes e se passam por advogados ou representantes do tribunal, prometendo acelerar o processo ou liberar valores em troca de pagamentos. Para se proteger, desconfie de pedidos urgentes e valores antecipados, confirme a identidade do advogado diretamente no site da OAB, e nunca forneça dados bancários ou senhas. Se for vítima, faça um Boletim de Ocorrência e denuncie à OAB
Redação Conexão Noroeste