Trabalhar nossos músculos com regularidade é fundamental para manter a massa magra e conservar a força, que pode ser perdida à medida que somamos anos de vida. Mas, até agora ainda havia dúvidas sobre qual é a frequência de treino mais adequada para obter benefícios. Um estudo recente revelou, finalmente, quantos dias é recomendável treinar para ganhar força muscular.
A frequência ideal para ganhar força
Se realmente queremos obter resultados positivos no corpo e ganhar força muscular, muitos podem pensar que quanto mais treinos de força, melhor. No entanto, permitir que os músculos se recuperem é essencial e, por isso, o descanso também deve fazer parte do treino.
Um estudo recente, realizado com 26 adultos jovens e saudáveis divididos em dois grupos, analisou o efeito de uma contração máxima de três segundos, praticada duas e três vezes por semana, durante quatro semanas.
Os resultados mostraram que o grupo que se exercitou duas vezes por semana não apresentou grandes mudanças. Já o grupo que treinou três vezes por semana teve pequenos, mas significativos, aumentos de força — tanto concêntrica quanto excêntrica.
Isso indica que, no mínimo, é preciso treinar três vezes por semana para obter resultados e ganhar força muscular.
No entanto, os mesmos autores já haviam conduzido uma pesquisa anterior que revelou que treinar cinco vezes por semana promove melhorias ainda maiores na força muscular — com um aumento de até 10%, superior ao observado nos treinos três vezes por semana.
Portanto, embora seja essencial planejar bem a rotina de treinos e incluir períodos de descanso para garantir ganhos eficazes de força e massa muscular, a ciência aponta que o mínimo ideal são três sessões semanais — e que, com treinos bem estruturados, cinco vezes por semana podem trazer benefícios ainda maiores.
Fonte: msn.com