O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) atendeu, nesta quarta-feira (17), a uma ocorrência de incêndio em vegetação, registrada na região do distrito de Garapuava, município de Unaí, Noroeste de Minas.
Ao chegarem ao local, a equipe composta pelo 1 Sgt Higor , Sd Heroito e Sd Diniz, se depararam com fogo em cerrado stricto sensu, em fase de pleno desenvolvimento, com risco de propagação para áreas de veredas. Os militares iniciaram o combate aplicando as técnicas previstas na Instrução Técnica Operacional nº 11 (Prevenção e Combate a Incêndios em Vegetação), utilizando ferramentas manuais e estratégias de isolamento e supressão.
Após horas de trabalho intenso, o incêndio foi controlado, impedindo sua expansão para áreas ainda mais sensíveis. Estima-se que aproximadamente 200 hectares de vegetação nativa, predominantemente em área de reserva, tenham sido atingidos.
Não há informações sobre a autoria do incêndio. O CBMMG reforça que provocar queimadas é crime ambiental, sujeito a penalidades previstas na Lei Federal nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais). Além disso, tais práticas trazem riscos à saúde humana, podem causar perdas materiais e geram danos irreversíveis à fauna e à flora do bioma Cerrado.
O Corpo de Bombeiros orienta a população a não utilizar o fogo em áreas rurais para limpeza de pastagens ou manejo irregular de vegetação. Em caso de avistamento de incêndios, o cidadão deve acionar imediatamente o telefone 193.
Fonte: 2ª Companhia BM do Corpo de Bombeiros de Unaí