Prefeitura e Audec (Associação Unaiense de Desenvolvimento e Cidadania) assinaram termo de fomento para garantir a manutenção de serviços destinados à iniciação e formação esportiva de crianças e adolescentes dos bairros Mamoeiro, Santa Clara, Serra Azul, Residencial Vitória e Industrial. O ato ocorreu no gabinete do prefeito, nessa quinta-feira (17/7).

O repasse de 190 mil reais do município para a Audec, a partir de agosto (para custeio de nove meses do projeto), é resultado de emendas parlamentares (65/2025 e 79/2025), e visa beneficiar mais de 200 crianças e adolescentes (de 4 a 17 anos) em oficinas esportivas de futebol, vôlei, handebol e caratê. As aulas/oficinas ocorrem na própria sede da Audec, no bairro Mamoeiro.
De forma geral, o projeto “Esporte para todos 2025” objetiva promover a inclusão social, a prevenção à violência e a melhoria da saúde física e mental dos beneficiados.
Na justificativa do termo de fomento, o escopo do texto anota que “as atividades esportivas geram oportunidade para o desenvolvimento pessoal, social e comunitário, promovendo habilidades como liderança, trabalho em equipe, disciplina e resiliência”.
As crianças e adolescentes, alvos do “Esporte para todos”, chegam por vontade própria, ou inscritas pela família ou encaminhadas pela rede de proteção socioassistencial (Cras, Creas, Conselho Tutelar, Poder Judiciário e rede educacional).
Emendas de vereadores
Como as emendas que beneficiaram a Audec, a PMU registrou no início deste ano outras cerca de 60 indicações de vereadores destinadas às organizações da sociedade civil unaiense (urbanas e rurais) que ajudam a Prefeitura na assistência pública aos diversos segmentos. São mais de 80 “associações” listadas no município e que poderão ser habilitadas para receber recursos.
Depois de passarem pelos trâmites, as emendas destinam recursos do município para OSCs que atuam na saúde, no esporte, na cultura, na agricultura e que estejam cadastradas na Prefeitura, com documentação em dia. Metade das emendas, no entanto, deve ser de execução no setor de saúde.
Foram emendas parlamentares para a saúde (07/2025 e 08/2025) que garantiram, por exemplo, o convênio que repassará 566,7 mil reais do município para a Fundação Pio 12, que gerencia anexo do Hospital de Amor em Unaí (Instituto de Prevenção ao câncer feminino).
O recurso será direcionado para a aquisição de um veículo minivam (com capacidade para transportar 7 pessoas) e também para compra de materiais de consumo necessários para o funcionamento da unidade.
O Instituto de Prevenção em Unaí (vinculado ao Hospital do Amor, de Barretos) oferece atendimento 100% gratuito e voltado à promoção do acesso a exames preventivos (para mulheres de todo o noroeste de Minas), diagnóstico precoce e, quando necessário, encaminhamento para tratamento especializado. Em 2024, a unidade realizou 6.653 atendimentos em 2.065 pacientes somente em Unaí.
Fonte: prefeituraunai.mg.gov.br

