em

Unaí apresenta “gargalos” municipais e regionais a presidente do Conselho da FNP

O prefeito José Gomes Branquinho apresentou, nessa quarta-feira (4/10), gargalos da Administração Municipal ao presidente do Conselho Político da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Márcio Lacerda, prefeito de Belo Horizonte (por dois mandatos), ex-presidente da FPM e potencial pré-candidato ao Governo de Minas em 2018, esteve em Unaí conhecendo os problemas do município e fazendo anotações de gargalos na região.

 

Branquinho disse que, no momento, afligem “mais particularmente” a PMU a consolidação do campus da Universidade Federal (UFVJM) em Unaí, a construção do Hospital Regional do Câncer (obra da sociedade e da Anmecc), a equalização dos gargalos na área da saúde municipal e regional (com mais aporte de recursos na saúde unaiense e construção de um hospital regional no Noroeste), as obras complementares da travessia urbana da BR-251 (vias de acesso, iluminação e segurança), a duplicação e iluminação de trecho da rodovia MG-188 da ponte sobre o rio Preto até o bairro Santa Clara (o trecho de cerca de 8km registra pelo menos um acidente por semana), a construção do anel rodoviário (para tirar o trânsito pesado de carretas e bitrens da praça da Matriz) e a inclusão de Unaí na Sudeco (atrair investidores com benefícios fiscais do FCO).

 

“Sabemos que o senhor é um municipalista e conhece a realidade dos municípios. O sistema político judia muito das prefeituras. Os municípios são os entes que menos recebem recursos e são os mais demandados”, disse Branquinho a Lacerda. O prefeito de Unaí disse ter certeza que o ex-prefeito de Belo Horizonte deve ocupar algum cargo político de expressão em 2019 e, já conhecendo os problemas da região, poderá ajudar. Além de prefeito de BH, Lacerda ocupou importantes cargos públicos no Governo de Minas e no Governo Federal (em administrações passadas).

 

Depois de ouvir a comunidade unaiense, Márcio Lacerda explicou que uma das ações básicas da FNP é preparar um conjunto de propostas legislativas e apresentar para os candidatos a deputado e senador no próximo ano. “Para que eles assumam compromisso com essa causa. Precisamos cobrar mais protagonismo dos municípios no Brasil, além de mais dignidade e mais respeito dos outros entes federados para com os municípios”, disse. Lacerda acrescentou: “Para que, a partir do momento em que a arrecadação voltar a subir no governo federal, os municípios venham a ter uma parcela gradativamente maior desse bolo dos impostos arrecadados, já que os impostos são pagos nos municípios, que é onde o cidadão vive, mas a maior parte dos recursos fica com União e Estados”.

 

O representante da FNP esteve na Câmara Municipal (onde ouviu líderes políticos, empresariais e comunitários), visitou o gabinete do prefeito, a sede a Associação Comercial de Unaí e as obras do Hospital Regional do Câncer do Noroeste (em construção no bairro Riviera Park).

Por: Ricardo Ribas



Deixe seu Comentário

PMU oferece ônibus diário para pacientes de consultas e exames em Brasília

Prefeitura contrata 19 para atuar em mutirão de limpeza contra dengue