em

Prefeitura e entidades dialogam sobre abrigo provisório para os “cachorros de rua”

A convite do prefeito Branquinho, reuniram-se em seu gabinete na tarde desta segunda-feira, 12/3, vários protetores de animais. Pessoas ligadas às diversas entidades que atuam em Unaí, em favor da causa.

Presentes a Secretária de Meio Ambiente Cátia Regina, os vereadores Eugênio Ferreira, Professor Silas e Valdir Porto.

O objetivo da reunião é construir alternativas que possibilitem o controle da população de cães de rua em Unaí.

Como consenso, a necessidade de se implementar uma ação de castração.

O prefeito comunicou a disposição de alugar um imóvel, preferencialmente uma chácara, destinada a servir como abrigo provisório dos animais de rua.

O vereador Eugênio solicitou ao prefeito a criação do Conselho Municipal de Proteção Animal e também o Fundo Municipal de Proteção Animal, para que legalmente possa haver captação de recursos financeiros para a causa.

Os vereadores Silas Professor e Valdir Porto, fizeram suas ponderações acerca da necessidade de se implementar a legislação municipal sobre o tema.

Definiu-se também que o grupo vai buscar o envolvimento do Ministério Público, Polícia Civil e Militar. O objetivo é conscientizar a população quanto à inconveniência do abandono, e a sanção que a lei estabelece, pois é crime.

Outra definição é que inicialmente os cães que estão abrigados nas casas de protetores teriam prioridade na ação de castração da prefeitura. Mas que vai se desenhar uma estratégia para promover a castração em massa, em parceria com clínicas.

O prefeito deu o “cartão verde” para a locação do imóvel destinado ao abrigo provisório, e solicitou que as entidades busquem a melhor alternativa para a castração.



Deixe seu Comentário

2ª Cavalgada Feminina

D. Zélia Ferreira Primo visitou a escola Maria Assunes