em

Cemig realiza Programa Proximidade na Usina Queimado, em Unaí

Ações promovem segurança e capacitação da população residente em áreas de hidrelétricas

O Programa Proximidade, da Cemig, realizou uma nova etapa do seu ciclo de encontros, nesta quarta-feira (25/10), no Centro de Referência Ambiental da Usina Hidrelétrica Queimado, no município de Unaí, no Noroeste de Minas. O evento contou com a participação de lideranças regionais, representantes do poder público e moradores da região, alcançando o objetivo de levar às comunidades próximas à usina informações sobre procedimentos de segurança adotados nas operações do seu reservatório. A hidrelétrica é operada por um consórcio formado pela Cemig e pela Companhia Energética de Brasília (CEB).

Por meio do Proximidade, a Cemig estimula o relacionamento com a comunidade, abordando, além da segurança em barragens, temas como condições climáticas, aspectos socioambientais e, no caso da Usina de Queimado, a situação hidrológica do Rio Preto. Segundo o gerente de Planejamento Energético da Cemig, Marcelo de Deus Melo, essa educação voltada para recursos hídricos tem impacto relevante na vida das comunidades, visto que os períodos de seca prolongada e de chuvas intensas são determinantes para as operações nas usinas.

“Estabelecer esse canal de comunicação com a população local promove a troca de informações ágeis e seguras, possibilitando, dessa forma, a redução de efeitos nos casos de enchentes ou secas”, explica Marcelo de Deus. As ações do Proximidade também envolvem o diálogo e a integração com órgãos que atuam nas áreas de segurança e prevenção dos efeitos das enchentes, como a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros.

Nesse sentido, foi estimulado, durante o evento na usina, o debate sobre o tema “Preparação e prontidão para situações de emergência devido ao rompimento de barragens”, em atendimento à Lei 12.334/2010 (Lei de Segurança de Barragens), como meio de sensibilização das comunidades e lideranças municipais da região, em especial os órgãos de defesa civil. O público presente também tirou suas dúvidas em relação aos temas propostos e participou de uma visita guiada à Usina.

Usina de Queimado

As operações na Usina de Queimado começaram em janeiro de 2004. Localizada entre os municípios de Unaí e de Cristalina (GO), a hidrelétrica possui três unidades geradoras e sua potência instalada é de 105 MW. Os municípios e comunidades que se encontram à jusante da usina são: Cabeceira Grande, Unaí, distrito Palmital de Minas e comunidade rural Santo Antônio do Boqueirão, em Minas Gerais.

Fotos: Kamilla Jhenifer



Deixe seu Comentário

Patrícia Rodrigues Menezes

3º Aniversário do MC Macanudos e 3º Motocostelão