em

16ª Cia PM Ind MAT inicia o recolhimento de animais vagando em via pública

Em Unaí na segunda-feira, 19jun17, a 16ª Companhia PM Independente de Meio Ambiente e Trânsito (16ª Cia PM Ind. MAT) iniciou o recolhimento de animais (bovinos e equinos) que vagam pelas vias públicas urbanas e rurais.

A Unidade vinha buscando a implementação de ações voltadas para a apreensão de animais vagando em vias públicas, desde abril de 2016. Há cerca de dois meses, foi realizada uma reunião envolvendo a Promotoria Pública, Prefeitura de Unaí, Polícia Militar, Polícia Civil e o Sistema Penitenciário para tratar da efetivação desta demanda. Com apoio da iniciativa privada foi construído o Centro de Recolhimento de Animais, em um terreno cedido pela direção da Penitenciária Augustinho de Oliveira Júnior (PAOJ), onde os animais terão pasto e água até a destinação final, bem como serão avaliados pelo veterinário do Centro de Controle de Zoonoses, órgão da Secretaria de Saúde de Unaí.

Para capturar os animais serão utilizados um caminhão boiadeiro e uma carretinha cedida pela prefeitura municipal. Será feito o REDS, se o proprietário for identificado será encaminhado para a delegacia de polícia civil, pelo abandono de animal em via pública, contravenção penal prevista no artigo 31 da Lei de Contravenções Penais (pena de prisão de 10 dias a dois meses ou multa). A violação também é citada no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e no Código Sanitário do Município de Unaí.

A destinação dos animais e o prazo de estadia serão estabelecidos em reunião com a Promotoria Pública. Os animais recolhidos poderão ir a leilão público ou para faculdades de veterinária. Em caso de bovino, poderá ser abatido e a carne doada à instituições beneficentes.

O objetivo principal destes recolhimentos é evitar que estes animais (equinos e bovinos) vaguem pelas vias públicas e possam causar algum acidente de trânsito. A 16ª Cia PM Ind MAT fará Operações semanalmente para recolher estes animais “soltos” em vias públicas. Desde o início deste trabalho já foram recolhidos seis equinos.

Assessoria de Comunicação Organizacional – 16ª Cia PM Ind. MAT



Deixe seu Comentário

Grupo SM realiza palestra com grandes parceiros

Investimentos são anunciados em João Pinheiro durante Fórum Regional de Governo